Você se lembra em quem votou para deputado? Entre os engravatados da Câmara, 68% dos nossos parlamentares têm um desempenho considerado ruim, ou, no máximo, razoável.
Em outras palavras, a grande maioria dos deputados não está criando leis importantes, fiscalizando o governo ou representando os interesses dos eleitores. Só 9% teve um desempenho considerado ótimo.
Como isso foi medido: Uma ferramenta monitorou os 513 deputados, controlando seus votos, propostas e projetos nos primeiros 500 dias de mandato.
• O ponto em que eles menos trabalharam foi na fiscalização do trabalho do presidente Lula — foram poucos pedidos de informação e poucas tentativas de somar aos projetos enviados pelo governo.
Precisa mesmo dessa lei? O indicador de “produção legislativa” mostrou que muitas propostas apresentadas têm pouco impacto e relevância para a população, como, por exemplo, PLs para novos nomes de estradas e condecorações.
A parte que te toca: Os deputados só estão na Câmara porque nós que os escolhemos. Quando o trabalho deles não funciona bem, significa que a população não está sendo ouvida como deveria nas decisões do país.
Zoom out: Entre salário, benefícios e verbas para contratações, os deputados e senadores brasileiros estão entre os mais bem pagos do mundo. Cada parlamentar custa cerca de R$ 24 milhões por ano aos cofres públicos.
(Fonte: The news)