STJ considera que ex-procurador exagerou na apresentação de powerpoint em 2016 e terá de pagar 75 mil
Quem acompanhou os trabalhos da Lava Jato em 2016 recorda bem da entrevista do procurador Deltan Dallagno sobre os casos de corrupção do ex-presidente Lula. Virou um ícone da operação a apresentação de powerpoint em que o nome do petista estava no centro de uma organização criminosa.
Nesta terça-feira (22/3), porém, a Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu, por 4 votos a 1, que Dallagnol exagerou e terá de indenizar o ex-presidente por dano moral.
A apresentação de powerpoint foi a primeira denúncia do Ministério Público contra o petista nos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro no caso do tríplex do Guarujá (SP). Dallagnol colocou Lula no centro da tela e o acusou de vários casos de corrupção no governo do PT.
O STJ considerou exagero na entrevista de Dallagno, que terá de indenizar Lula em R$ 75 mil, com juros e correção monetária. O ex-procurador pode recorrer da decisão. Em publicação nas redes sociais, ele se defendeu dizendo que Lula saiu impune e que os brasileiros pagam “o preço da corrupção”.