A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood anunciou, nesta sexta-feira (8/4), que seu conselho de diretores proibiu que o ator Will Smith compareça a qualquer um de seus eventos, incluindo a cerimônia do Oscar, por 10 anos, depois que o vencedor do prêmio de melhor ator deu um tapa no apresentador Chris Rock durante o show de premiação deste ano.
Smith renunciou ao seu status na academia no dia 1º de abril. Ele emitiu notas pedindo desculpas a Rock, aos produtores do Oscar, aos indicados e espectadores.
Na cerimônia televisionada no dia 27 de março, Smith caminhou até o palco após Rock fazer uma piada sobre a aparência da mulher do ator, Jada Pinkett Smith, e estapeou o comediante no rosto.
Menos de uma hora depois, Smith fez um discurso chorando no palco ao receber o prêmio de melhor ator por sua atuação no filme King Richard – Criando Campeãs. A piada de Rock sobre Pinkett Smith fez referência ao filme Até o Limite da Honra, de 1997, no qual a atriz Demi Moore raspou a cabeça. Não está claro se Rock sabia que Pinkett Smith tem uma condição que causa a queda de cabelos.