Filme de Irmã Yolanda é lançado, recebe elogios e começa campanha para beatificação

de Návio Leão
Entre Návio Leão (E) e Dom José Francisco, Irmã Maria Aparecida Coelho faz agradecimentos após apresentação de filme

“Alegria e Esperança”, filme produzido pelo publicitário Návio Leão e que conta a vida e obra de Irmã Yolanda, foi lançado no sábado (26/3). Com o anfiteatro do Colégio Mãe de Deus lotado, o longa-metragem foi aplaudido de pé, recebeu elogios e serviu de pontapé inicial para abrir o processo de canonização da religiosa catalana. A cópia do filme em DVD pode ser adquirida a partir desta segunda-feira (28/3).

A cinebiografia de Irmã Yolanda mostra documentos inéditos do acervo do Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação, entidade que completa 60 anos em 2022 e que teve a religiosa como fundadora. O público ouviu ainda trechos marcantes do programa Alegria e Esperança apresentado por Irmã Yolanda na rádio Cultura de Catalão.

Depoimentos de familiares, religiosos e amigos ratificaram a dedicação da religiosa no trabalho de evangelização, catequização e amor ao próximo. “Convivi (com Irmã Yolanda) desde a década de 50. Ela jamais mudou seu discurso. Toda vida foi naquela serenidade e levando Jesus para as pessoas. Esse filme retrata muito bem a vida dela”, destaca a professora aposentada Maria da Glória Sampaio, que propõe a apresentação do filme aos jovens de Catalão. “Poderíamos descobrir algum milagre ou graça para a beatificação. Realmente, Irmã Yolanda é uma santa.”

“Quem é de Catalão e tem seus 45 anos a mais, certamente a conheceu ou passou pelas suas mãos, seja em visitas, em catequese ou ouvindo sua voz pela rádio Cultura (sempre às 18h, pontualmente). Uma voz doce, ao mesmo tempo firme, que trazia sempre uma mensagem atual ou atemporal. Ao ouvir parte de um programa exibido no filme, parece que ela falava dos dias de hoje e o que vemos pelo mundo. Incrível!”, ressaltou a jornalista Cristina Mesquita.

A família de Irmã Yolanda estava no anfiteatro. Netos (Astério, Adriana e Angélica) e o genro Nadin Safatle vieram de São Paulo para o lançamento do filme. Saíram emocionados com a apresentação. “O filme foi fidedigno. Representou o que minha avó fez. É só o começo para tentar o processo de beatificação”, comentou Angélica.

Beatificação

Ao final da apresentação, o bispo da Diocese de Ipameri, Dom José Francisco, fez elogios à iniciativa da produção de um filme com temática religiosa e de catequização. “Leva a boa mensagem do evangelho e contribui para o crescimento da vida das pessoas da comunidade”, disse o bispo. Dom José Francisco foi enfático ao pedir o início do processo para elevar Irmã Yolanda à condição de santa da Igreja Católica. E o filme, com certeza, fará parte da documentação.

Para ser considerado santo na igreja católica, é preciso passar por três etapas: confirmação das virtudes heróicas, beatificação e canonização. As últimas duas exigem a comprovação de um milagre. “Vamos começar o processo. Quem sabe descobrimos milagres de Irmã Yolanda neste trabalho. Em sua vida e ações, o comportamento dela sempre foi de santidade”, afirma Irmã Maria Benedita Vieira, autora do livro Sementes de Fé e Vida.

O filme “Alegria e Esperança” tem patrocínio da Rádio Cultura FM, Júnior Moreira Contabilidade e Colégio Objetivo Catalão. A realização é do Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação. A produção original é da TV Sudeste Goiás.

Filme Alegria e Esperança
Direção e Roteiro: Návio Leão
Ass. de Direção: Robson Macedo
Supervisão: Ir. Maria Aparecida Coelho
Coord. de Projeto: Ir. Maria Benedita Vieira
Realização: Instituto das Irmãs Catequistas de Nossa Senhora da Visitação
Produção Original: TV Sudeste Goiás
Produção: Cora Carolina
Edição: Geyson Dias
Tempo: 1:14:56

Como adquirir o filme (DVD)

Valor: R$ 30,00

Telefone: (64) 98136-5856 (WhatsApp)

Combo: DV + livro Sementes de Fé e Vida: R$ 50,00

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário