Catalão recebe Escola do Futuro de Goiás

de Návio Leão

Vice-governador, Daniel Vilela (MDB), e o Secretário de Ciências e Tecnologia de Goiás, José Frederico. Foto: Divulgação/Ascom – SICT Goiás

Catalão deu um importante passo na educação profissional ao receber uma unidade da Escola do Futuro de Goiás (EFG). A instituição estadual, voltada para formação em tecnologia, inovação e artes, funcionará no prédio do antigo Cotec em Artes Labibe Faiad, no Bairro Nossa Senhora de Fátima.

Com isso, o município passa a fazer parte da Rede de Educação Profissional e Tecnológica do Governo de Goiás, que tem foco em qualificação gratuita e de qualidade. A mudança foi oficializada em 1º de julho pelo vice-governador Daniel Vilela, que na ocasião respondia como governador em exercício.

“Catalão entra definitivamente no mapa da educação tecnológica de Goiás. Vamos oferecer formação de alto nível, alinhada às demandas do mercado e da região. Essa política pública transforma vidas e projeta o futuro dos jovens”, destacou Daniel Vilela.

Além disso, o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, ressaltou que a chegada da escola é um avanço histórico para a região. “Estamos levando ensino de excelência, com foco em inovação e empregabilidade. Isso impacta diretamente a vida de quem busca crescimento e renda. Para mim, tem um significado especial, já que estudei em Catalão e me inspiro na minha avó, que foi professora aqui”, comentou.

A Escola do Futuro vai ampliar a atuação do antigo Cotec, que já era referência em arte e cultura. Agora, os alunos poderão contar também com cursos técnicos, qualificações profissionais e superiores tecnológicos nas áreas de comunicação, gestão, tecnologia e empreendedorismo.

Além dos cursos, a unidade oferecerá ambientes de inovação, como coworkings, laboratórios com impressoras 3D e máquinas de corte a laser. Também haverá programas de pré-incubação de negócios e serviços tecnológicos para impulsionar novas ideias.

A articulação para transformar o Cotec em unidade da EFG teve apoio do assessor especial da vice-governadoria, Orioval Júnior.

Rede estadual cresce

Escola do Futuro chega a Catalão para oferecer formação técnica e qualificação profissional gratuita. Foto: Divulgação/Marcos Silva – Ascom SCIT Goiás

Atualmente, Goiás conta com sete unidades da Escola do Futuro: duas em Goiânia, além de Aparecida de Goiânia, Mineiros, Valparaíso, Santo Antônio do Descoberto e, agora, Catalão.

As escolas oferecem cursos gratuitos de curta, média e longa duração, presenciais ou a distância. Por isso, ajudam a preparar profissionais para o mercado de trabalho e estimulam o empreendedorismo com consultorias, editais e programas de incubação.

Com a nova unidade, Catalão se consolida como polo de inovação e capacitação tecnológica no Sudeste goiano. Assim, amplia oportunidades para jovens e adultos que buscam qualificação e novas perspectivas profissionais.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário