
O início da 45ª Expo Catalão foi marcado por dois grandes eventos neste domingo (13): o 4º Desfile de Comitivas e a 3ª Queima do Alho. Juntos, eles reuniram mais de 2 mil pessoas e agitaram a manhã e o início da tarde na cidade do sudeste goiano.
O tradicional Desfile das Comitivas teve a participação de mais de 1.100 cavalheiros, representando comitivas de Catalão e de várias cidades da região. O percurso de cerca de 9 quilômetros começou no Parque de Exposições e seguiu por ruas e avenidas importantes da cidade, como Espírito Santo, Dr. Lamartine, Raulina Fonseca Paschoal, Araguaia, Vinte de Agosto e Presidente Médici, até a Chácara Paquetá, onde aconteceu a 3ª Queima do Alho.
Antes da saída, foi servido um café da manhã às 8h no Sindicato Rural de Catalão. A saída oficial do desfile foi às 8h30, também do Sindicato.
Durante o desfile, as comitivas chamaram atenção do público e foram avaliadas por uma comissão. Ao final do trajeto, as melhores receberam premiações:
COMITIVAS PREMIADAS:

1º lugar: Muladeiros do Estradão
2º lugar: Criados no Mato
3º lugar: Os Amigos de Fé
4º lugar: Comitiva Os Goianos
5º lugar: Comitiva Indaia
3ª QUEIMA DO ALHO
Logo após o desfile, a Chácara Paquetá recebeu a 3ª Queima do Alho — evento gastronômico típico das festas sertanejas — com grande sucesso de público. A estrutura do Parque de Exposições ainda está em fase de montagem para a programação principal da Expo, por isso o evento foi realizado na chácara.
O cardápio variado encantou os participantes, com pratos como arroz carreteiro, galinhada com e sem pequi, feijão tropeiro, feijão gordo, carne assada, frango assado, batata frita, pastel frito e outras delícias. A comida era servida de forma livre, com bebidas vendidas à parte. A realização contou com o apoio da empresa Friato, parceira oficial do evento.

Além da gastronomia, a Queima do Alho também contou com shows de artistas da região, como: Rodrigo & Alex, Gabriel Costta, Garotos 100%, DJ MB e DJ Allvez.
As apresentações animaram o público e fecharam a programação com clima de festa.
RAINHA DA EXPO CATALÃO 2025

A grande novidade deste ano foi a divulgação do resultado do concurso da Rainha da Expo Catalão 2025 já na abertura da festa. A votação foi híbrida: parte online e parte no local da Queima do Alho, com presença maciça das torcidas das candidatas.
A vencedora foi Marcela Caroline, de 28 anos, natural de Ouvidor. Ela é personal trainer e empresária, proprietária de uma academia na cidade. Marcela já trabalhou como animadora de festas e feirante.