Dose zero. O Brasil voltou a figurar entre os países com mais crianças não imunizadas no mundo, segundo dados divulgados por OMS e Unicef.No ano passado, 229 mil crianças brasileiras não receberam nenhuma vacina, quase o dobro das 103 mil registradas em 2023. Com isso, o país ocupa agora a 17ª posição no ranking global.Na América Latina, o Brasil responde por 16,8% das crianças não vacinadas, atrás apenas do México, com cerca de 341 mil. | ![]() |
O recuo indica uma reversão no avanço registrado em 2023, quando o país havia deixado a lista negativa. O retorno ao ranking global se explica por um histórico recente de queda nas coberturas vacinais — e, também, por mudanças nos critérios do Unicef.
A nova metodologia excluiu um antigo fator de correção, usado para suavizar inconsistências de dados. Sem esse ajuste, o Brasil teve sua estimativa de cobertura rebaixada.
Globalmente, o número de crianças sem qualquer dose de vacina –- chamadas “dose zero” -– chegou a 14,3 milhões em 2024, enquanto outras 5,7 milhões receberam apenas parte das imunizações recomendadas.
Zoom out: Apesar do progresso global, com 171 mil crianças a mais vacinadas em 2024 e 1 milhão completando o esquema de três doses da DTP, quase 20 milhões ainda não estão completamente protegidas.