
A Equatorial Goiás segue investindo em inovação para garantir mais confiabilidade ao sistema elétrico do estado. Uma das principais ferramentas adotadas é o termovisor, equipamento que utiliza radiação infravermelha para identificar pontos de aquecimento em conexões e componentes da rede, permitindo detectar falhas de forma antecipada.
Segundo o gerente de Manutenção e Automação da companhia, César Dávila, a tecnologia tem se mostrado essencial para a manutenção preventiva:
“Com o uso de termovisores, conseguimos identificar com precisão os pontos quentes da rede elétrica, que indicam potenciais falhas. Assim, programamos as correções de forma preventiva, garantindo eficiência e segurança para todo o sistema.”
Entre as vantagens, destaca-se a possibilidade de realizar inspeções sem interromper o fornecimento de energia, evitando impactos para os clientes. O mapeamento térmico auxilia ainda no planejamento da substituição de equipamentos no momento ideal, aumentando a vida útil das estruturas.
Em 2024, a Equatorial Goiás investiu mais de R$ 13 milhões na automação da rede, que hoje já conta com quase 8 mil equipamentos telecomandados em linhas de distribuição e subestações. Como parte do plano de reconstrução da rede elétrica, a companhia já destinou mais de R$ 5,3 bilhões em modernizações. Somente no segundo trimestre de 2025, foram 240 mil ações concluídas, número 83% acima da meta.
Com cerca de 230 mil quilômetros de extensão, o sistema elétrico goiano passa por um processo histórico de modernização. A população pode acompanhar, em tempo real, o andamento das obras e melhorias pelo portal Trabalhômetro: trabalhometro-equatorialgo.com.br.