Pão, sabão em pó e aspirina no mesmo carrinho?

de Návio Leão

(Imagem: ChatGPT)

Supermercados sempre brigaram por espaço na prateleira. Mas a próxima batalha não será mais pelo café ou sabão em pó — mas, sim, pelos remédios.

Uma proposta aprovada em comissão no Senado abre caminho para que grandes redes passem a operar farmácias dentro dos supermercados.

Na prática, as farmácias vão poder ser próprias dos supermercados ou operadas por drogarias licenciadas, mas terão de seguir regras rígidas

  • Nos EUA, o movimento já é comum. Enquanto grandes mercados vendem medicamentos, redes farmacêuticas como CVS e Walgreens também comercializam produtos de mercados.

Para o consumidor, a promessa é mais acesso e preços menores. Para farmácias independentes, o risco é perder espaço para redes com poder de barganha incomparável.

Somente no ano passado, as redes movimentou mais de R$ 160 bilhões, valor bem inferior ao dos mercados, que faturaram R$ 1 trilhão no mesmo período quase 10% do PIB nacional.

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