Viva o Livro!: Projeto da Evoluir em Catalão incentiva alfabetização e autoria de estudantes ao mesclar ferramentas analógicas e digitais

de Návio Leão

O Brasil ainda convive com grandes desafios quando o tema é leitura. Dados divulgados pelo Ministério da Educação (MEC) com base no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) mostram que, em 2024, 40,8% das crianças matriculadas nas redes públicas de todo o país não estavam plenamente alfabetizadas

O  Viva o Livro! já distribuiu, em suas três edições, 11.520 livros a 67 instituições, impactou 13.246 estudantes e beneficiou 163 educadores

O problema tem raízes históricas, o que pode ser demonstrado pelo índice de analfabetismo funcional da população do país. Também em 2024, 29% dos brasileiros de 15 a 64 anos não conseguia realizar tarefas do cotidiano que envolvam textos um pouco mais longos e complexos, de acordo com o Indicador de Alfabetismo Funcional, desenvolvido pela Ação Educativa e pela consultoria Conhecimento Social.

Além disso, a pesquisa Retratos da Leitura no Brasil (2024), do Instituto Pró-Livro e do Ministério da Cultura,  mostrou que menos da metade da população pode ser considerada leitora (47%), e que estimular o hábito de ler na infância e juventude é determinante para mudar esse cenário.

Para ajudar a transformar essa realidade, a Evoluir, empresa focada em criar impacto social através de ações de educação e inovação, está promovendo o projeto Viva o Livro! em escolas municipais de três municípios: Catalão (GO), Horizontina (RS) e Montenegro (RS). O público-alvo são alunos de 4º e 5º anos, que iniciaram seu processo de alfabetização durante a pandemia da covid-19.

Viva o Livro!, viabilizado com recursos da Lei de Incentivo à Cultura e patrocínio da John Deere, tem como premissa básica fortalecer práticas de leitura e escrita, contribuindo com o processo de alfabetização das turmas participantes, além de possibilitar às crianças o acesso a livros. 

Como funciona

O projeto contempla doação de acervo literário para as escolas participantes, formação de educadores, oficinas semanais com turmas de estudantes e o evento Viva o Livro!, que propõem atividades com uso inteligente e integrado de recursos digitais.  “O Viva o Livro!” tem como metodologia a Aprendizagem Baseada em Projetos (ABP) e promove o protagonismo dos estudantes na resolução de desafios e problemas do mundo real.

Durante a formação, os professores conhecem os livros que fazem parte do projeto, trocam experiências sobre as possibilidades de uso do material e recebem o Manual do Professor, para que possam multiplicar as ações do projeto.

Eles também conhecem o aplicativo  Story Jam, que permite que os estudantes escrevam histórias de forma divertida e publiquem seus próprios livros na biblioteca digital do app, de maneira individual ou coletiva. 

O aplicativo funciona como um jogo em que o estudante pode escolher entre as categorias Fantasia, Aventura, Diversão, Sci-Fi, Mistério e Túnel do Tempo para escrever sua história. Na primeira tela, o estudante “joga” dois dados, que apresentam resultados entre as categorias personagens, objetos ou locais.

Com base no resultado, o usuário é convidado a escrever uma história que relacione os dois símbolos. A cada jogada de dados, uma nova página deve ser escrita. A versão final do livro pode ter até 12 páginas. A obra também pode ser impressa.

O aplicativo é gratuito e está disponível para o sistema Android. Qualquer pessoa pode fazer o download e se divertir.

Nossa atuação se insere também na necessidade de educar digitalmente os alunos, uma vez que parte considerável do público do projeto tem poucas oportunidades de usar dispositivos digitais. O aplicativo é uma mostra de que é possível usar computadores, celulares e tablets com intencionalidade pedagógica, gerando bons resultados não só no que se refere às habilidades de leitura e escrita, mas também no uso de recursos digitais”, afirma Aline Testoni Cécel, coordenadora do projeto.

Além disso, durante seis meses, quatro turmas de estudantes de 4º e 5º anos participam da Jornada Viva o Livro! em cada cidade, composta por encontros semanais com o educador do projeto que realiza as atividades do projeto. 

Resultados

As turmas que desenvolvem atividades com educadores do projeto no contraturno escolar apresentaram resultados positivos nas habilidades de leitura e escrita.

Em junho de 2025, as sondagens iniciais mostraram que 35% dos alunos estavam no patamar avançado de compreensão global de um texto. Em setembro, apenas três meses depois, esse número saltou para 40%. Já os estudantes que estavam no patamar iniciante na mesma habilidade foram de 16% para 5%.

No mesmo período, o percentual de estudantes que conseguiam formular  hipóteses sobre o texto em um nível avançado foi de 30% para 37%. O número de alunos que tinham nível iniciante caiu de 22% para 13%. 

Além disso, a capacidade de escrever palavras com grafia desconhecida também aumentou. O número de alunos no patamar avançado desta habilidade saltou de 46% para 52% no período analisado. Já aqueles em patamar iniciante foram de 25% para 12%. 

As avaliações foram realizadas em parceria entre o educador do Viva o Livro! e os professores regulares das turmas.

O Viva o Livro!

O  Viva o Livro! já distribuiu, em suas três edições, 11.520 livros 67 instituições, impactou 13.246 estudantes e beneficiou 163 educadores

Nosso diferencial é oferecer um acervo pensado para o público infantojuvenil e, ao mesmo tempo, apoiar educadores para que atuem como mediadores. Não basta doar livros: é preciso criar condições para que a leitura seja vivida de forma prazerosa, transformadora e presente no cotidiano escolar”, afirma Natália Lobato, analista e formadora do projeto na Evoluir.

Em Catalão (GO), cidade de 114 mil habitantes de acordo com o Censo de 2022, 14 escolas municipais foram beneficiadas. Foram distribuídos 1560 livros de 13 títulos diferentes. Em maio, 30 educadores participaram de uma formação presencial para conhecer e aplicar o método do projeto.

Miguel Mascarenhas, aluno da Escola Wison da Paixão, participa da Jornada Viva o Livro!. No início, não demonstrava interesse pelas atividades, mas no decorrer dos encontros, passou a se envolver nas práticas de leitura e escrita realizadas pela educadora do projeto e hoje participa ativamente de todos os momentos propostos. Ele se engaja em conteúdos sobre gêneros literários e faz parte da equipe de escritores do projeto, que reescrevem, em grupo, as histórias criadas no aplicativo Story Jam.

Sobre o Viva o Livro!

Viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio da John Deere, o Viva o Livro! inclui doação de acervos e amplia a experiência da leitura a partir de eventos literários, oficinas criativas e recursos tecnológicos como o aplicativo Story Jam, que permite que crianças e adolescentes de 9 a 12 anos se tornem autores de seus próprios livros físicos, fortalecendo habilidades socioemocionais, leitura e escrita.

Sobre a Evoluir

Há 29 anos a Evoluir desenvolve produtos e serviços educacionais para que pessoas, comunidades e organizações prosperem em um mundo em rápida transformação. Atua em quatro pilares: projetos educacionais de impacto social, assessoria de clientes em Investimento socialassessoria pedagógica para escolas e a Editora Evoluir, que produz e publica materiais pedagógicos, como Livros Didáticos e Literatura infantojuvenil, acervos pedagógicos, kits, jogos, aplicativos.

A organização conta com portfólio de 15 projetos alinhados aos principais indicadores de responsabilidade social: desenvolvimento comunitário, educação, sustentabilidade e diversidade. Trabalha o desenvolvimento do indivíduo em cima de cinco competências: Mergulhar em si, Entender o mundo, Fluir em equipe, Agir consciente e Voz ativa. Essa abordagem serve de pilar conceitual e metodológico para todos os produtos, que se dão em três esferas: a pessoal, a social e a sistêmica

Acesse o site, o Instagram, o LinkedIn e o Youtube para conhecer a abordagem, o propósito e os clientes Evoluir.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário