A Equatorial Goiás informa que, até o momento já restabeleceu o fornecimento de energia para 98% dos clientes afetados por uma queimada em uma área perto de Catalão e Ouvidor, que começou na noite de quarta-feira (8). Equipes seguem atuando na reconstrução da rede elétrica prejudicada pelo fogo assim que a ocorrência foi identificada, empenhadas em restabelecer o quanto antes o serviço para as demais unidades consumidoras e assegurar a confiabilidade do sistema.
Cenário de queimadas reforça a gravidade do problema
Equipes seguem atuando empenhadas na reconstrução da rede elétrica afetada pelas chamas e normalizar, o quanto antes, o serviço para as demais unidades consumidoras atingidas
Somente em 2025, a Equatorial Goiás já registrou mais de 200 ocorrências relacionadas a queimadas próximas à rede elétrica. Essas situações comprometem a continuidade do fornecimento, dificultam o trabalho das equipes em campo e representam riscos diretos à segurança da população.
“Em 2025, estamos enfrentando queimadas de maior extensão e em áreas mais sensíveis da rede elétrica. Isso amplia a complexidade no atendimento e exige uma atuação ainda mais coordenada para garantir a segurança da população e a continuidade do fornecimento”, explica o gerente do Centro de Operações Integradas da Equatorial Goiás, Vinicyus Lima.
Tecnologia como aliada no combate às ocorrências
Para reforçar a confiabilidade da rede, a distribuidora investe em equipamentos de monitoramento avançados. Um exemplo é o uso de termovisores, que identificam pontos de aquecimento em cabos e conexões, permitindo a substituição de equipamentos antes que falhas aconteçam.
Outro destaque é o uso de drones em inspeções, especialmente em áreas de difícil acesso ou em situações de queimadas. Desde 2023, mais de 70 drones foram incorporados às rotinas de manutenção e emergência. Após uma queimada, é comum termos trechos de rede atingidos por fogo e calor intenso. Os drones ajudam a identificar o tamanho do prejuízo sem que a equipe precise acessar de imediato áreas instáveis.
A concessionária lembra sobre a importância do registro nos canais de atendimento que funcionam 24h por dia:
* Atendente virtual Clara pelo WhatsApp: 62 3243-2020;
* Aplicativo Equatorial Energia, disponível para download no Android e iOS; (novo aplicativo)
* Call Center 0800 062 0196;
* Agência virtual no site www.equatorialenergia.com.br;