
Com a perda de intensidade da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), a tendência é de maior estabilidade do tempo ao longo do final de semana na região Centro-Sul de Goiás. Apesar disso, a combinação entre calor e umidade ainda atua sobre a região, favorecendo a ocorrência de chuvas isoladas e pontuais.
Essas instabilidades podem vir acompanhadas de tempestades localizadas, com descargas elétricas e rajadas de vento, especialmente durante o período da tarde e início da noite.
Do ponto de vista meteorológico, observa-se o enfraquecimento gradual do fenômeno La Niña ao longo dos próximos meses. Esse cenário indica que as chuvas devem se manter, de forma geral, dentro da normalidade climatológica para a região. Para a próxima semana, a previsão aponta o avanço de uma nova frente fria, que poderá contribuir para a reorganização das áreas de instabilidade e a ocorrência de novos episódios de chuva.
As temperaturas devem variar entre mínima de 20°C e máxima de 32°C, com a umidade relativa do ar oscilando entre 40% e 95%.
O nascer do sol está previsto para 05h52, enquanto o pôr do sol ocorre às 18h55.
Dados oficiais – Instituto Nacional de Meteorologia / IGEO-UFCAT
De acordo com dados oficiais do INMET, foram registrados 103 mm de precipitação na Estação Automática da Universidade Federal de Catalão (UFCAT) e 54,9 mm na Estação Convencional 9, localizada na Avenida Ricardo Paranhos, entre os dias 1º e 9 de janeiro de 2026, em Catalão.
Segundo as Normas Climatológicas do INMET (1981–2020), o volume médio esperado para o mês de janeiro em Catalão é de 272 mm.
Em Ipameri, foram contabilizados 141,1 mm de precipitação no mesmo período. O total médio esperado para o mês de janeiro no município é de 272,2 mm.
A divulgação e análise das informações meteorológicas são coordenadas pelo Laboratório de Climatologia do IGEO/UFCAT, sob responsabilidade do Rafael de Ávila Rodrigues.
Informações: Prof. Dr. Rafael de Ávila Rodrigues
Laboratório de Climatologia – IGEO/UFCAT
Fonte: CIMEHGO / INMET



