A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás confirmou, nesta terça-feira (26/4), dois casos de zika vírus em grávidas. Os casos ocorreram em Inhumas e Vicentinópolis. A zika é transmitida também pelo mosquito aedes aegypti.
De acordo com o superintendente de Vigilância Epidemiológica de Goiás, Flúvia Amorim, os bebês serão acompanhados de perto, já que o vírus pode causar microcefalia.
A última vez que foi registrado um caso de zika em grávida em Goiás foi em 2020.
Por causa do mosquito aedes aegypti, Goiás é líder no ranking nacional de aumento de dengue e chikungunya. A dengue teve o aumento é de 272% e já matou 11 pessoas – outras 175 mortes estão em investigação.
De acordo com a Secretaria de Saúde, há casos confirmados de pessoa que teve dengue e Chikungunya ao mesmo tempo.
Em Catalão
Com 2.506 casos de dengue confirmados em Catalão, o carro do fumacê começou a circular na cidade, nesta segunda-feira, na tentativa de controlar a proliferação do mosquito aedes aegypti. Os primeiros bairros foram Jardim Paraíso e Vila Erondina.
Nesta quarta-feira, os bairros Ipanema e Pontal Norte recebem o carro do fumacê, das 5 horas às 8 horas da manhã e das 17 h às 20h.
Um detalhe que a Secretaria de Saúde está pedindo à população: deixem as portas e as janelas abertas. Porém, é para as pessoas evitarem a exposição à borrifação.