
(Imagem: Billboard)
A toda moderna e inovadora Apple anunciou que vai disponibilizar suas estações da Apple Music de rádio… na rádio — ou quase isso.
Na verdade, o movimento é uma parceria da BIG TECH com a TuneIn, praticamente um streaming agregador de estações de rádio do mundo inteiro.
O que realmente é interessante observar: A novidade é uma estratégia para atrair assinantes para o streaming de música da maçã, depois que a empresa perdeu espaço no segmento.
- 📉 O market share do Apple Music caiu de 30% em 2020 para 25% em 2024 nos EUA, enquanto o Spotify subiu de 31% para 37%.
- 🌎 No mundo todo, a participação da maçã também caiu: de 16% em 2020 para 12% em 2024.
O pulo do gato
Pense que os streamings de música não têm muita diferenciação de catálogo entre si. Na prática, o que impacta na participação de mercado é preço, UX do app e as estratégias de aquisição.
É nesse último ponto que a Apple está de olho. A rádio é uma forma da maçã de atrair usuários novos — e estar na TuneIn significa chegar a novos usuários e aumentar seu número de ouvintes.
Fonte: The News


