(Imagem: PhotoAlto)
Pela primeira vez em quase uma década, menos crianças brasileiras têm celular — um sinal de mudança nos hábitos digitais das novas gerações.
De acordo com um novo levantamento nacional, a posse de aparelhos entre crianças de 9 a 10 anos caiu de 67% para 55%, e entre 11 e 12 anos, de 79% para 69%.
Entre os adolescentes, a tendência fica mais estável: 78% dos jovens de 13 a 14 anos têm celular, enquanto, entre os de 15 a 17 anos, a queda foi de apenas 4%.
Ainda assim, 92% das crianças e adolescentes de 9 a 17 anos usam a internet, o equivalente a 24,5 milhões de brasileiros.
Mas a diminuição de crianças usando aparelhos já pode ser sentida nas escolas. O uso da internet em sala de aula caiu para 37%, o menor nível desde 2020 — em 2024, era de 51%.A queda coincide com a nova lei sancionada pelo governo federal em janeiro, que proíbe o uso de celulares nas escolas de todo o país. | ![]() |
A discussão sobre o tema vai além da sala de aula: pesquisas apontam que o uso excessivo de redes sociais está ligado a um desempenho cognitivo mais baixo entre crianças e adolescentes reforçando a discussão sobre os limites do tempo de tela.