Bombeiros são acionados para combater grande incêndio no Distrito Industrial de Catalão

de Návio Leão

Um incêndio de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros de Catalão na tarde desta terça-feira (7). As equipes foram acionadas por volta das 12h15 para atender à ocorrência na empresa GVPAR Ambiental, localizada no Distrito Minero-Industrial (DIMIC).

Foto: Divulgação/Bombeiros

No local, o fogo atingia uma área aberta da empresa, onde estavam armazenados plásticos e papelões prensados, além de estruturas metálicas. As chamas se espalharam rapidamente, exigindo resposta imediata das equipes.

De acordo com os bombeiros, o combate inicial foi feito com o uso de uma linha de ataque e o canhão da viatura ABTS-18, além de uma linha de ataque da ABTF-11. Durante a ação, a viatura VTR-AT-28 chegou ao local para reforçar o sistema de suprimento de água às demais equipes.

O combate contou com apoio de empresas locais, que enviaram caminhões-pipa e maquinários para auxiliar nos trabalhos. A operação envolveu:

  • Um caminhão-pipa de 10 mil litros da empresa Precisão;
  • Um caminhão de incêndio de 30 mil litros da HPE;
  • Um caminhão-tanque de 60 mil litros da RGLOG;
  • Além de duas Bobcats, uma retroescavadeira e uma pá mecânica disponibilizadas pela própria GVPAR Ambiental.

Com o reforço, os bombeiros realizaram combate direto e indireto às chamas, evitando que o fogo atingisse o galpão principal e os maquinários industriais. No total, foram utilizados cerca de 80 mil litros de água para extinguir completamente o incêndio e eliminar os riscos de reignição.

Foto: Divulgação/Bombeiros

Participaram da ocorrência 10 militares do 10º Batalhão Bombeiro Militar (2 oficiais e 8 praças), além de cerca de 12 colaboradores das equipes de apoio. A área atingida foi estimada em 1.500 m², dentro de um terreno total de aproximadamente 10 mil m².

Graças à ação rápida e coordenada, foram preservados o galpão principal, duas prensas pneumáticas, uma empilhadeira e parte significativa dos materiais recicláveis.

O responsável pela empresa informou que a quantidade de material queimado ainda não pôde ser mensurada. Não houve registro de feridos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário