
O governador Ronaldo Caiado realizou, na manhã desta segunda-feira (8/9), uma série de vistorias em obras na capital goiana, com destaque para o Complexo Oncológico de Referência do Estado de Goiás (Cora), que será inaugurado oficialmente no próximo dia 25 de setembro.
Com 97% das obras concluídas, o Cora já funciona em fase de pré-operação desde junho, atendendo crianças e adolescentes pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Administrado pela Fundação Pio XII, mantenedora do Hospital de Amor de Barretos (SP), o complexo é considerado um marco para a saúde pública no Brasil.

Durante a visita, Caiado destacou a rapidez na execução:
“Hoje faz três meses que autorizamos a entrada de crianças para serem tratadas no Cora. É inédito o que nós fizemos em Goiás, superando todas as dificuldades e aqueles que tentaram impedir a construção desse hospital.”
De acordo com o secretário de Saúde, Rasível Reis, já são 25 crianças em tratamento contra leucemia, além de mais de 100 pacientes atendidos em menos de três meses. O diretor técnico, Mário de Paula, ressaltou o crescimento da demanda:
“Estamos realizando duas neurocirurgias por semana e já contabilizamos cerca de 60 pacientes em tratamento.”
Com R$ 255 milhões de investimento em estrutura e equipamentos de alta tecnologia, o Cora terá, quando finalizado, 148 leitos e capacidade para atender aproximadamente 300 novos casos de câncer por ano, tornando-se uma das maiores referências oncológicas do país.
Além da vistoria ao hospital, Caiado também acompanhou as obras do Autódromo Internacional Ayrton Senna, que sediará o MotoGP 2026, e da Escola do Futuro de Goiás em Artes Basileu França, prevista para entrega no primeiro semestre de 2026.