Cidade não está no grupo de município da Estrada de Ferro. Três Ranchos, Ipameri e Goiandira estão na lista
A Goiás Turismo apresentou, nesta terça-feira (29/3), o novo mapa do turismo brasileiro. São 92 municípios no grupo, que foram distribuídos em 10 regiões turísticas: Vale do Araguaia, Ouro e Cristais, Chapada dos Veadeiros, Negócios e Tradições, Pegadas no Cerrado, Estrada de Ferro, Lagos do Paranaíba, Águas e Cavernas do Cerrado, Vale da Serra da Mesa e Águas Quentes). Catalão está fora da lista.
E o que significa para a cidade não estar no grupo da região turística da Estrada de Ferro? Quando o Ministério do Turismo ou a Goiás Turismo destinar verbas para projetos no Estado, Catalão não terá prioridade na escolha nem participará de referências ao turismo nacional.
Catalão participou da lista do ministério do turismo divulgada em 2020. E um dos projetos que estava em andamento era do Trem Turístico na Região da Estrada de Ferro. Foram realizadas reuniões e a iniciativa deve sair do papel no próximo ano. A centenária Festa do Rosário também era trabalhada para entrar no mapa do turismo nacional.
Além de Catalão, Aparecida de Goiânia, Caldazinha, Portelândia, Terezópolis de Goiás e Urutaí não enviaram a documentação exigida e saíram da lista. As cidades podem voltar, caso dados sejam enviados a Goiás Turismo.
Entre os critérios estabelecidos pelo Ministério do Turismo para compor o mapa estão a comprovação da existência do órgão ou entidade responsável pelo setor; destinar dotação para o turismo na lei orçamentária anual; possuir Conselho Municipal de Turismo ativo e comprovar a existência de uma Instância de Governança Regional.
Municípios que integram o Mapa do Turismo Brasileiro/ Goiás:
Região Turística da Chapada dos Veadeiros : Alto Paraíso de Goiás, Cavalcante, Colinas do Sul, São João d’Aliança e Teresina de Goiás.
Região Turística da Estrada de Ferro : Bonfinópolis, Goiandira, Ipameri, Leopoldo de Bulhões, Orizona, Palmelo, Pires do Rio, Santa Cruz de Goiás, Silvânia e Vianópolis.
Região Turística das Águas e Cavernas do Cerrado : Buritinópolis, Damianópolis, Divinópolis de Goiás, Flores de Goiás, Formosa, Guarani de Goiás, Mambaí, Nova Roma, Posse, São Domingos e Simolândia.
Região Turística das Águas Quentes: Caldas Novas, Piracanjuba e Rio Quente.
Região Turística do Ouro e Cristais: Abadiânia, Alexânia, Buriti de Goiás, Campos Verdes, Cocalzinho de Goiás, Corumbá de Goiás, Cristalina, Goianésia, Goiás, Itapuranga, Jaraguá, Luziânia, Mossâmedes, Novo Gama, Pirenópolis, São Francisco de Goiás, Uruana, Valparaíso de Goiás e Vila Propício.
Região Turística dos Negócios e Tradições: Anápolis, Anicuns, Bela Vista de Goiás, Goiânia, Hidrolândia, Nerópolis, Nova Veneza e Trindade.
Região Turística Lagos do Paranaíba: Buriti Alegre, Cachoeira Dourada, Caçu, Itumbiara, Lagoa Santa, Quirinópolis, São Simão e Três Ranchos.
Região Turística Pegadas no Cerrado: Aurilândia, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Caiapônia, Chapadão do Céu, Doverlândia, Jandaia, Jataí, Maurilândia, Mineiros, Paraúna, Perolândia, Piranhas, Rio Verde, Santa Rita do Araguaia, Serranópolis e Turvelândia.
Região Turística Vale da Serra da Mesa: Minaçu, Niquelândia, Padre Bernardo, Porangatu e Uruaçu.
Região Turística Vale do Araguaia: Aragarças, Aruanã, Britânia, Mundo Novo, Nova Crixás e São Miguel do Araguaia.