Com aumento de casos de Dengue, Catalão terá fumacê na próxima semana

de Návio Leão
Carro do fumacê tem horário pré-estabelecido para passar nos bairros em Catalão: pela manhã e no final da tarde (Britto/SES)

Com a explosão de casos de dengue em Catalão nos primeiros meses de 2022, a Secretaria Municipal de Saúde começa na próxima semana o uso da camionete de fumacê. A liberação do equipamento pela Secretaria Estadual de Saúde ocorreu nesta terça-feira (12/4) à tarde, após a constatação dos números da doença na cidade: 2.130 casos confirmados. “Nossa equipe já está treinada e pronta para começar na próxima semana com o fumacê”, destacou Giovani Franco Cunha, diretor do departamento de Combate a Vetores (Decove).

O uso do fumacê tem o objetivo de diminuir os níveis de infestação do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. De acordo com Giovani, a aplicação do inseticida tem horário determinado para melhorar a eficiência. “Será pela manhã (entre 5h30 e 6h) e no final da tarde (das 17h às 18h).” Segundo ele, o fumacê deve começar pelo Jardim Paraíso, onde a notificação de casos é maior em Catalão.

O diretor aconselha que nas casas que possuem pássaros é preciso ter uma proteção para evitar que tenha contato excessivo da ave com o inseticida. Porém, ele descarta a possível contaminação por outros animais domésticos, como gato e cachorro.

O uso do fumacê, no entanto, não tira a responsabilidade da população para reduzir a infestação do mosquito nem o número de casos. Segundo o diretor do Decove, é uma ajuda extra no combate à dengue. O cuidado maior começa pelos moradores de casa e donos de lotes para eliminar os focos do Aedes aegypti ou seja, eliminar locais que possam acumular água parada.

Casos em Goiás

No ano passado, nas 13 primeiras semanas epidemiológicas, 22.018 casos de dengue foram notificados e 14.156, confirmados. Em 2022, até o momento (12/4), Goiás já soma 87.042 casos de dengue notificados e 39.874 confirmados, o que representa aumento de 295,32%.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário