Diretor da Quaest avalia disputa em Goiás: Daniel tem “piso alto” e Marconi “teto baixo”

de Návio Leão

O vice-governador Daniel Vilela (MDB) aparece como o nome mais competitivo para a eleição de 2026 em Goiás. Segundo pesquisa Genial/Quaest divulgada na última sexta-feira (22), ele lidera com 26% das intenções de voto, quatro pontos à frente do ex-governador Marconi Perillo (PSDB), que soma 22%.

De acordo com Felipe Nunes, cientista político e diretor da Quaest, Daniel possui um “piso alto”, já que sua rejeição é baixa e ele conta com o apoio do governador Ronaldo Caiado (União Brasil), hoje o mais bem avaliado do país. Com 88% de aprovação e o desejo de 73% dos goianos para que faça o sucessor, Caiado deve ser peça-chave na corrida eleitoral.

Em contrapartida, Marconi enfrenta o desgaste acumulado por derrotas eleitorais e pela rejeição elevada. Além disso, o PSDB, partido que preside, perdeu força política no Estado e no cenário nacional.

Nunes destaca ainda que Daniel terá oportunidade de se consolidar como gestor a partir de abril de 2026, quando deve assumir o governo com a saída de Caiado para disputar a Presidência.

O levantamento ouviu 1.104 eleitores em 52 municípios entre os dias 13 e 17 de agosto. A margem de erro é de três pontos percentuais, com nível de confiança de 95%.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário