Dono do ChatGPT testa pílula para reverter o Alzheimer

de Návio Leão

(Imagem: ChatGPT)

Se depender do Vale do Silício, o futuro será eterno. Depois de redes sociais e AIs, a nova aposta dos bilionários é uma pílula que promete “limpar a sujeira do cérebro” e até reverter o Alzheimer.

A responsável é a Retro Biosciences, startup criada em 2021 com US$ 180 milhões pelo CEO da OpenAI, Sam Altman, e que tem como objetivo acrescentar 10 anos de vida saudável às pessoas.

A ideia é simples: Nossas células possuem um sistema de reciclagem interno, chamado autofagia, que vai perdendo força com o envelhecimento.

Quando isso acontece, proteínas defeituosas, ligadas a doenças como Alzheimer e Parkinson, se acumulam. O remédio experimental pretende religar esse “modo faxina” do corpo.

Além da pílula, a empresa pesquisa tratamentos de células-tronco para o sangue e o sistema nervoso, trabalhando juntamente com a OpenAI e outras inteligências artificiais que auxiliem na projetação de proteínas em laboratórios.

Os esforços de Sam Altman são apenas “a ponta do iceberg” dos US$ 5 bi investidos por bilionários nas últimas duas décadas em pesquisas para viver até os 150 anos.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário