
Mais de 3,5 milhões de brasileiros participaram no último domingo do primeiro dia do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2025). A prova de redação trouxe como tema “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”, alinhando-se ao crescimento da população idosa no país.
Neste ano, o exame registrou um destaque especial: 17 mil pessoas acima de 60 anos se inscreveram, número que representa um aumento de 191% em relação a 2022. A participação desse público evidencia o interesse em novas oportunidades acadêmicas e profissionais, além da busca contínua por conhecimento.
Ao todo, a edição 2025 ultrapassou 4,8 milhões de inscrições confirmadas, distribuindo candidatos por milhares de locais de prova em todas as regiões do país.
A aplicação do ENEM segue sendo considerada a principal porta de entrada para o ensino superior no Brasil, por meio de programas como Sisu, ProUni e Fies.
A crescente diversidade entre os participantes reforça a relevância do exame, que continua abrindo caminhos para o acesso à educação e incentivando diferentes gerações a investirem no aprendizado.


