Estoque Zerado: Hemocentro convoca doadores de sangue O negativo com urgência

de Návio Leão

Déficit ameaça o atendimento em 223 unidades de saúde de Goiás; doação pode salvar até quatro vidas.

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), emitiu um alerta urgente à população: os estoques de sangue do tipo O negativo estão em níveis críticos em toda a Rede Estadual de Serviços Hemoterápicos – a Rede Hemo. A situação ameaça o atendimento em 223 unidades de saúde públicas que dependem das doações para garantir cirurgias, transfusões de emergência e o tratamento de pacientes em estado grave.

O tipo O negativo é conhecido como doador universal em situações de urgência, pois pode ser transfundido em pacientes de qualquer outro tipo sanguíneo. Essa característica o torna essencial, especialmente em cenários de emergência como acidentes, partos complicados e cirurgias críticas, onde não há tempo hábil para identificar o tipo sanguíneo do paciente.

Apesar de sua importância vital, o sangue O negativo é um dos mais raros entre a população brasileira. Segundo a diretora de Captação e Atendimento ao Doador do Hemocentro, Daynara Vilar, a baixa taxa de doação do tipo tem gerado um impacto significativo no sistema de saúde estadual.

“A doação de sangue é um gesto simples, rápido e seguro, mas que pode salvar até quatro vidas. As tipagens sanguíneas negativas, como A -, B -, O – e AB –, são extremamente importantes nas emergências. Por isso, reforçamos o apelo: quem puder, doe. O processo de triagem e coleta leva menos de uma hora”, destaca a diretora.

❗ Quem pode doar?

Para ser um doador, é necessário cumprir alguns critérios básicos:

  • Estar em boas condições de saúde;
  • Ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de autorização);
  • Pesar no mínimo 50 kg;
  • Ter dormido pelo menos 6 horas na noite anterior;
  • Estar alimentado (evitando alimentos gordurosos nas 4 horas que antecedem a doação);
  • Apresentar um documento oficial com foto.

🏥 Onde doar?

Em Goiânia, o Hemocentro Coordenador Estadual Professor Nion Albernaz funciona:

  • Segunda a sexta-feira: das 8h às 18h
  • Sábados: das 8h às 12h

No interior do Estado, as unidades da Rede Hemo estão presentes em Catalão, Rio Verde, Jataí, Ceres, Iporá, Quirinópolis, Formosa e Porangatu. Todas operam de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.

Para maior comodidade, os interessados podem agendar sua doação pelo site agenda.hemocentro.org.br ou pelo telefone 0800 642 0457.

🚑 Campanhas externas e ações em empresas

Empresas, igrejas, escolas e instituições que desejarem organizar campanhas de doação podem solicitar a presença da unidade móvel do Hemocentro. É necessário garantir pelo menos 120 interessados e fazer a solicitação via e-mail: hemocentro.captacao@idtech.org.br ou pelo telefone (62) 3231-7925.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário