
Na celebração dos 296 anos de Santa Cruz de Goiás, o governador Ronaldo Caiado (UB) entregou nesta quarta-feira (27/8) 30 casas a famílias em situação de vulnerabilidade social. O ato fez parte da transferência simbólica da capital do estado para o município, que ocorreu pela sétima vez.
Entre as moradias entregues está a de número 4 mil do programa Pra Ter Onde Morar – Construção, iniciativa do Goiás Social em parceria com a Agência Goiana de Habitação (Agehab). Com isso, o governo estadual já soma 4.001 casas a custo zero entregues em 162 municípios.
As unidades habitacionais foram construídas no Residencial Iêdo Ranulfo Lobo, em terreno doado pela prefeitura, com investimento estadual de R$ 3,8 milhões. “É casa padrão, com cerâmica no piso, laje, grama esmeralda, tudo arrumado. Em qualquer lugar uma casa dessas custa mais de R$ 250 mil. E hoje tivemos a oportunidade de entregar sem custo”, destacou Caiado.
O vice-governador Daniel Vilela ressaltou que o programa não exige financiamento ou pagamento posterior. “Quando estiverem virando a chave para entrar na casa não será só um ato físico, mas uma virada na vida”, afirmou.
A contemplada com a casa de número 4 mil foi Cristiane Soares, mãe de sete filhos. Ela comemorou a conquista: “Não tenho nem palavras para agradecer. Agora vai mudar minha vida. Estou muito feliz”.
Durante a cerimônia, o prefeito de Santa Cruz, Ângelo Natal da Paz, agradeceu a parceria do Estado. “As famílias passam para dentro e sabem que a casa é delas, vão zelar”, disse.
Além da entrega das moradias, o evento também marcou a transferência simbólica da capital para Santa Cruz de Goiás, cidade que já foi sede do governo entre 1839 e 1870. “É um momento emblemático para preservarmos a cultura e a memória daqueles que iniciaram a colonização no Estado”, declarou Caiado.