Goiás deve flexibilizar uso de máscaras em locais fechados

de Návio Leão

Índice de transmissão de covid-19 no Estado com tendência de baixa, além de queda na taxa de internações e mortes, deve influenciar na decisão da Secretaria Estadual de Saúde

A Secretaria Estadual de Saúde (SES) deve anunciar nos próximos dias a flexibilização de uso de máscaras em locais fechados. A decisão deve-se aos índices de transmissão da covid19 está com tendência de baixa, além da queda na taxa de internações e mortes. A vacinação contra a doença também influencia na decisão da secretaria, que repassará a orientação aos municípios.
Levantamento realizado pela SES apurou que, referente à primeira dose, foram aplicadas 5.668.843 doses das vacinas contra a covid-19 em todo o Estado. Em relação à segunda dose e a dose única, foram vacinadas 4.916.906 pessoas, e 1.776.812 pessoas já receberam a dose de reforço. Entre as crianças de 5 a 11 anos, 37,90% já receberam uma dose da vacina.
Para que a taxa de contaminação, internação e mortes continue em baixa, a SES convoca todas as pessoas com 80 anos ou mais a tomar a segunda dose de reforço (4ª dose) contra a covid-19. A estratégia foi definida pelo Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19 (PNO) do Ministério da Saúde (MS), com o propósito de dar maior proteção contra a doença a esse grupo específico de pessoas.
A Nota Técnica emitida na quarta-feira (23/03) pelo MS destaca que essa dose deve ser aplicada em todas as pessoas com 80 anos ou mais num intervalo de no mínimo quatro meses a partir da aplicação do primeiro reforço (3ª dose). Em Goiás, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI), está apto a receber a segunda dose de reforço um contingente de 114.076 pessoas nessa faixa etária.

Catalão
Em Catalão, a vacinação continua em crianças, jovens, adultos e idosos. Até na sexta-feira (25/3), foram aplicadas 221.133 doses no município de Catalão. Destas, 94.138 são referentes a primeira dose do imunizante, 85.782 à segunda dose, 41.093 e 120, à terceira e quarta dose, respectivamente.
A Secretaria Municipal de Saúde de Catalão divulgou nesta segunda-feira (28/03) que sete pacientes testaram positivo para a covid-19. Desde a semana passada, não é obrigatório o uso de máscaras em locais abertos na cidade, orientação que recebeu da SES.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário