
(Imagem: Adriano Machado | Reuters)
O governo Lula estuda aumentar tarifas de importação para carros e aço em 2026.
O plano atende a dois objetivos que hoje caminham juntos: (i) proteger a indústria nacional da enxurrada de produtos importados, especialmente da China e (ii) levantar cerca de R$ 14 bilhões para fechar as contas do ano que vem.
Por que isso importa: Se aprovada, a medida tende a aumentar o preço dos carros, assim como o de produtos que dependem do aço — como o setor de construção civil.
O contexto
Desde que Trump subiu tarifas contra a China, parte da produção chinesa migrou para outros mercados — incluindo o Brasil. Como resultado:
- Importações de aço devem crescer +30% em 2025, enquanto a produção local tem caído;
- 62% dos carros importados no Brasil já são chineses. Montadoras pressionam o governo para recompor a tarifa a 35%, alegando concorrência desleal com carros asiáticos.
No fim do dia, Lula percebeu a oportunidade de um combo: proteger empresas brasileiras dessa avalanche de produtos importados + resolver o fiscal, provavelmente a principal questão econômica do seu governo hoje.
O pano de fundo
Com o governo podendo fechar o ano com um déficit de R$ 70 bilhões, Lula tenta reverter o cenário para 2026. A meta é um superávit de 0,25% do PIB (R$ 34 bi), mas para isso o presidente vai precisar tirar dinheiro de algum lugar — e parece estar considerando aumentar imposto como solução.
font: the news


