Meta de alfabetização infantil fica abaixo do previsto

de Návio Leão

Tropeçando nas primeiras letras. Em 2024, 59,2% das crianças da rede pública brasileira foram consideradas alfabetizadas ao final do 2° ano do fundamental.

  • Uma criança é considerada alfabetizada se consegue ler pequenos textos, inferir ideias e escrever bilhetes simples — mesmo com erros ortográficos.

O número representa um crescimento tímido em relação a 2023 (56%), mas abaixo do esperado — especialmente devido ao desempenho do Rio Grande do Sul, que caiu de 63,4% para 44,7% após as enchentes de maio.

O impacto no estado impediu o país de atingir a projeção oficial de 60,2%, segundo o ministro Camilo Santana.

Um país dividido na educação

(Imagem: CNN)

Ao todo, 11 estados cumpriram a meta de 60%. O destaque vai para o Ceará, que chegou a 85,3%, superando sozinho a meta nacional prevista para 2030. Outros bons resultados vieram de Goiás (72,7%), Minas Gerais (72,1%) e Espírito Santo (71,7%).

Na outra ponta, o desempenho preocupa: Bahia (36%)Sergipe (38,4%) e Rio Grande do Norte (39,3%) estão entre os piores resultados.

Zoom out: O Ministério da Educação agora mira a marca de 64% para 2025. A meta sobe ano a ano até atingir 80% em 2030  com foco total nos chamados ”territórios prioritários”.

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