(Imagem: AP)
🇵🇱 Gostou da ideia? Bom, é isso que está prestes a acontecer na Polônia. O presidente do país europeu assinou nos últimos dias uma lei que zera o imposto de renda pessoal para pais com dois ou mais filhos.
O benefício deve valer para pais biológicos, adotivos e responsáveis legais. Na prática, uma família média deve ganhar — deixar de pagar — cerca de 1.000 zloty (€235) a mais por mês com a medida.
O motivo por trás é a queda da fertilidade polonesa. Para se ter uma ideia, no final da década de 1980 a população do país era de 40 milhões de pessoas. Depois de 36 anos, ela caiu mais de 2,5 milhões.
A mudança está sendo vista por muitos como uma das reformas tributárias mais relevantes dos últimos anos, misturando um discurso social com princípios de mercado.
Ao mesmo tempo, outros apontam que as famílias de menor renda, que já pagam pouco ou nenhum imposto, sentirão pouco efeito prático, enquanto os lares mais ricos serão os principais beneficiados.
PS: A medida segue uma novidade adotada neste mês pela Hungria, em que mães de três filhos estarão isentas de imposto de renda.