Operação fumacê começa por 2 bairros em Catalão

de Návio Leão
Em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, carro do fumacê percorrerá hoje e amanhã Jardim Paraíso e Vila Erondina

Catalão começa, nesta segunda-feira (25/4), a operação fumacê. A medida é para tentar reduzir os casos de dengue no município. Um veículo enviado pela Secretaria Estadual de Saúde percorrerá, primeiramente, os bairros Jardim Paraíso e Vila Erondina com a borrifação contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika e chikungunya. Até na sexta-feira (22/4), foram registrados 2.506 casos de dengue na cidade, recorde absoluto nos primeiros meses do ano.

O carro com a bomba para o UBV (Ultra Baixo Volume) pesado é usado para bloquear a transmissão das doenças. De acordo com protocolos da Secretaria de Saúde do Estado de Goiás, o primeiro ciclo, iniciado hoje será das 17h às 20h – começa na Av. 2 de Outubro. Nesta terça-feira (26/4), a ação será das 5h às 8h.

“Uma ação importante a ser seguida pelos moradores é abrir portas e janelas na hora em que o carro fumacê estiver passando pela sua rua. É fundamental que cada pessoa faça a sua parte, eliminando possíveis focos de mosquito em suas residências, já que o inseticida liberado pelo fumacê, atinge o mosquito na sua fase adulta”, explicou o secretário municipal de Saúde, Velomar Rios.

Os demais bairros e distritos da cidade também receberão a pulverização com roteiro a ser divulgado posteriormente nas redes sociais. A Secretaria de Saúde alerta que o fumacê vem auxiliar nesse processo, mas a incidência de doenças como dengue, zika e chikungunya só diminuirá de forma significativa com a eliminação dos focos do mosquito.

De acordo com o Decove, o cronograma onde ocorrerá a borrifação será de acordo com as localidades que apresentarem maior incidência de contaminação da doença.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário