Rússia testa vacina personalizada contra câncer feita com IA e mRNA

de Návio Leão

O Instituto Gamaleya, conhecido mundialmente pela criação da vacina Sputnik V contra a Covid-19, anunciou que está pronto para iniciar os testes clínicos de uma nova vacina contra o câncer e com uma abordagem altamente inovadora. O tratamento, voltado inicialmente para pacientes com câncer de pele, é totalmente personalizado e desenvolvido com base nas informações genéticas de cada tumor.

A tecnologia combina inteligência artificial e RNA mensageiro (mRNA) para criar, em até uma semana, um imunizante único, adaptado ao perfil do paciente. A proposta é que essa vacina atue como um “treinamento” para o sistema imunológico reconhecer e atacar exclusivamente as células cancerígenas.

Os primeiros testes, realizados em animais e em grupos restritos de humanos, indicaram bons resultados. O projeto teve início em 2022 e, se obtiver sucesso nesta nova fase de testes, poderá ser expandido para tratar outros tipos de câncer, como os de pâncreas, rim e pulmão.

De acordo com o Ministério da Saúde da Rússia, o imunizante será oferecido gratuitamente à população local, apesar do alto custo de produção cerca de US$ 2.800 por dose.

A iniciativa coloca a Rússia em posição de destaque na corrida global pela imunoterapia personalizada, ao lado de países como Estados Unidos e Reino Unido, que também desenvolvem tecnologias similares, mas ainda em fases anteriores de aplicação em larga escala.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário