
O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), iniciou nesta segunda-feira (6) a programação do Outubro Rosa — mês dedicado à conscientização e ao controle do câncer de mama. A solenidade ocorreu no auditório do Hotel Transamérica, em Goiânia, com a apresentação do Protocolo e da Linha de Cuidado do Goiás Todo Rosa.
Assim, o novo protocolo busca organizar e qualificar a rede de atenção oncológica, garantindo diagnóstico precoce, tratamento ágil e redução da mortalidade entre mulheres goianas. A iniciativa marca uma nova etapa na política estadual de prevenção e cuidado integral à saúde feminina.
Parcerias e fortalecimento do programa
O fortalecimento do Goiás Todo Rosa ganhou impulso com a assinatura de um termo de cooperação com o Instituto Natura, realizada em setembro, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira. Pois, a parceria oferece apoio técnico e estratégico para ampliar o alcance do programa em todas as regiões do estado.
“Estamos contentes em lançarmos, no Outubro Rosa, essa linha de cuidado que oferece atenção integral às mulheres, com foco na prevenção do câncer de mama. Assim, já capacitamos mais de mil profissionais em todo o estado e implementamos um painel genético que permite investigar se a mulher herdou o câncer de mama, possibilitando prevenir a doença a tempo”, destacou o secretário de Estado da Saúde, Rasível Santos.
A líder de Saúde das Mulheres do Instituto Natura, Mariana Lourencinho, reforçou o avanço: “O rastreamento genético possibilita antecipar o diagnóstico e adotar medidas preventivas. A mulher pode realizar cirurgias redutoras de risco, como a feita pela atriz Angelina Jolie, além de outras ações orientadas pelo aconselhamento genético.”
Resultados do programa Goiás Todo Rosa
Criado em 2023 por meio de convênio entre a SES e a Universidade Federal de Goiás (UFG), o Goiás Todo Rosa foi o primeiro programa estadual a oferecer, no SUS, o painel genético para câncer de mama e ovário hereditário.
Até agosto de 2025, 571 exames genéticos foram realizados, com 81 resultados positivos, permitindo estratégias personalizadas de prevenção e tratamento.
Segundo a reitora da UFG, Angelita Pereira, o convênio tornou possível transformar uma pesquisa acadêmica em política pública efetiva: “Mais de quinhentas mulheres fizeram o exame, e 33% tiveram resultado positivo, podendo seguir com tratamento preventivo.”
Cenário do câncer de mama em Goiás
O câncer de mama é a principal causa de morte entre mulheres no Brasil e também representa um desafio em Goiás. Dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca) apontam 3.397 casos registrados entre 2023 e 2025, com 1.717 óbitos no mesmo período.
Além disso, estudos da Sociedade Brasileira de Mastologia mostram que o diagnóstico precoce pode reduzir a mortalidade em até 45%, reforçando a importância do rastreamento. Dessa forma, o estado conta com 123 aparelhos de mamografia pelo SUS, e o exame é recomendado a cada dois anos para mulheres de 40 a 74 anos.
Nos últimos anos, Goiás realizou 113.855 mamografias em 2023, 107.697 em 2024 e 61.608 até agosto de 2025.
Programação especial do Outubro Rosa
Durante todo o mês, a SES promove ações educativas e de incentivo à realização da mamografia. De 13 a 17 de outubro, ocorre a Semana da Mobilização, com orientações sobre prevenção e diagnóstico precoce.
No Dia R (15 de outubro), servidores e comunidade são convidados a usar roupas rosas em apoio à campanha. Ademais, todas as policlínicas estaduais estarão abertas para realização de exames, tanto agendados quanto por demanda espontânea.
Já no dia 23, às 8h30, será realizado um encontro sobre o rastreamento do câncer de mama na Atenção Primária à Saúde, no Hotel K, em Goiânia.
Iluminação e conscientização
Portanto, ao longo do mês, prédios públicos em Goiás estarão iluminados de rosa para reforçar a mensagem de prevenção. A SES destaca a importância do diagnóstico precoce, rastreamento e tratamento oportuno do câncer de mama, todos disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Com informações da Secretaria de Saúde – Governo de Goiás