Flexibilização é possível por causa da cobertura vacinal de 84% na cidade contra covid19, além dos baixos índices de contaminação
Com a cobertura vacinal em 84% da população contra covid19, além dos baixos índices de contaminação do vírus, a Secretaria de Saúde de Catalão anunciou, nesta segunda-feira (4/4), a flexibilização do uso de máscaras em locais abertos no município. A secretaria já havia seguido orientação do Estado e tinha liberado a máscara em ambientes abertos desde março.
De acordo com o decreto publicado nesta segunda-feira, a manutenção da recomendação do uso de máscara, independentemente da cobertura vacinal, seguirá “a integralidade das normativas previstas pela Sociedade Brasileira de Infectologia”, que orienta o uso do equipamento no serviço de saúde (unidades básicas de saúde, clínicas, laboratórios ou hospitais públicos e privados); em instituições de ensino públicos ou privados; e em locais abertos quando houver aglomeração: pontos de ônibus, filas de atendimento de serviços públicos e privados, e ruas que funcionam como corredores comerciais.
No boletim de covid19, divulgado nesta segunda-feira pela secretaria, Catalão teve apenas um caso da doença. E, pela primeira vez, desde 4 de maio de 2020, não há nenhuma internação por covid19.
A secretaria continua convocando crianças, jovens, adultos e idosos para a vacinação contra covid19. As pessoas acima de 80 anos e as imunossuprimidas estão recebendo a quarta dose, seguindo orientação do Ministério da Saúde.
Foto: Tânia Rêgo/Ag. Brasil