Três questões do Enem 2025 são anuladas após identificação de conteúdo similar na internet

de Návio Leão

Enem 2025 tem três itens anulados por possível vazamento – Foto: Reprodução

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciou, na tarde desta terça-feira (18), a anulação de três questões do Enem 2025. Segundo o órgão, a equipe técnica identificou semelhanças entre itens aplicados na prova e conteúdos que circularam na internet antes dos dois dias de exame, realizados em 9 e 16 de novembro, com a participação de mais de 4 milhões de candidatos.

Dessa forma, em comunicado, o Inep afirma que a decisão ocorreu após uma análise detalhada da comissão assessora responsável pela montagem das provas. “Ao identificar relatos de antecipação de questões similares às do Enem 2025, a equipe técnica analisou as circunstâncias e decidiu, com base em informações sobre a montagem do teste, pela anulação de três itens”, diz a nota.

Vídeo em transmissão ao vivo gerou suspeitas

O caso ganhou repercussão após um vídeo de uma transmissão ao vivo circular nas redes sociais dias antes do segundo dia de provas. Assim, a partir dessas imagens, o Inep reconheceu que havia similaridades pontuais com alguns itens do exame. Entretanto, o instituto garantiu que nenhuma questão apareceu de forma idêntica à aplicada em 2025.

Polícia Federal investiga divulgação

Para apurar o caso, o Inep acionou a Polícia Federal. Assim, a corporação irá investigar quem divulgou os itens e se houve quebra de sigilo ou má-fé na publicização de conteúdos protegidos por confidencialidade.

Como as provas do Enem são serviço federal, a PF é responsável por investigar suspeitas de fraudes. O Enem é organizado pelo Inep, autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC).

Como as questões do Enem são elaboradas

Além disso, o Inep utiliza a Teoria da Resposta ao Item (TRI) para construir e corrigir as provas. Esse modelo estatístico exige que todas as questões passem por pré-testes com grupos de estudantes. O objetivo é determinar o nível de dificuldade de cada item.

Dessa maneira, quem participa desses pré-testes tem contato com questões que podem integrar futuras edições do Enem. Após aprovadas, todas elas entram no Banco Nacional de Itens (BNI), que reúne as questões usadas na elaboração das provas.

O Inep afirma que adota diversas estratégias para calibrar esses itens e manter a confiabilidade do banco.

Inep garante isonomia no Enem 2025

Portanto, apesar das suspeitas, o órgão reforça que o exame mantém lisura, isonomia e validade. “Os processos envolvem rigorosos protocolos de segurança, que foram cumpridos em todas as etapas do exame”, finaliza a nota.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário