Abate de bovinos em Goiás bate recorde histórico no 2º trimestre

de Návio Leão

O abate de bovinos em Goiás alcançou 1,07 milhão de cabeças no segundo trimestre de 2026. O resultado representa alta de 13,0% em relação aos três primeiros meses do ano. Na comparação com o mesmo período de 2025, o estado também registrou crescimento de 1,5%.

Segundo dados oficiais da Pesquisa Trimestral do Abate de Animais, divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o resultado representa o maior volume já registrado para um segundo trimestre em Goiás.

A série histórica do estado começou em 1997. O novo resultado supera o recorde anterior, de 1,06 milhão de animais, registrado no ciclo anterior.

Segundo maior resultado da história

Considerando a série completa semestral e anual, o desempenho do segundo trimestre representa o segundo maior resultado da história da pecuária goiana.

O volume ficou atrás apenas do terceiro trimestre de 2025. Naquele período, Goiás registrou o abate de 1,13 milhão de cabeças.

Goiás entre os maiores produtores

Com o resultado, Goiás respondeu por 10,0% de todo o abate bovino registrado no Brasil no segundo trimestre de 2026. O país contabilizou 10,72 milhões de animais abatidos no período. Assim, Goiás ocupou a terceira posição no ranking nacional. O estado ficou atrás de Mato Grosso e São Paulo.

Fonte: Rural News.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário