Dobradinha Caiado-Kassab marca nova etapa da corrida ao Planalto

de Návio Leão

Com vocês… Caaaaiado e Kaaaaassab!

O fato político nacional desta semana foi o anúncio do segundo pré-candidato a vice visando às eleições de outubro. Sendo de Goiás o cabeça da chapa, foi inevitável o título acima, ou vai me dizer que essa dobradinha não lhe soou sertaneja? Marcos Fayad, na sua excelente peça Puro Brasileiro, já falava da nossa ligação com os paulistas, sua influência na música e na nossa cultura, agora também na política, configurada com a oficialização de Gilberto Kassab junto a Ronaldo Caiado.

Até agora, somente o presidente e pré-candidato à Presidência, Lula, e Caiado definiram seus vices. Os outros aguardam por estratégia ou por enfrentarem dificuldades para achar o nome certo. Flávio que o diga.
Lula segue com Alckmin. “Time que está ganhando não se mexe”. É o que se ouve sobre a repetição da chapa. Alckmin agregou muito e foi um dos artífices da eleição de 2022 e só agregou a Lula. Sóbrio e sensato, teve um papel importante em negociações internas e externas como Ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços.

Esta semana foi a vez de Caiado anunciar Gilberto Kassab como seu vice. A chapa pode surpreender, a depender da performance de seus adversários, principalmente Flávio Bolsonaro, que voltou ao jogo e polariza com Lula.
Fora esses dois, os olhares estão mesmo voltados para a dupla puro-sangue, que parece buscar o impossível, visto que não tem apoio majoritário nos quatro maiores colégios eleitorais do País. O motivo são os acordos locais, onde o PSD de Caiado, ou melhor, de Kassab, estará apoiando Lula. Essa articulação foi feita com a anuência do vice de Caiado, que hoje é tido como uma das “raposas” mais influentes no cenário político brasileiro. A decisão, que com certeza veio do próprio Kassab, visa fortalecer o nível de articulação nos outros estados com menor densidade eleitoral. Caiado, na oficialização de seu vice, criticou Flávio, que, se desidratar mesmo, como apontou Caiado, poderá, sim, ver esses votos da direita migrarem para ele, ou você acha que “bolsonaristas” insatisfeitos vão para Renan Santos ou Augusto Cury?

Agora é esperar, analisar e ver o que eles têm a mostrar. A propaganda de Caiado já mudou totalmente o tom e dá mostras do que teremos a partir de 16 de agosto, quando os candidatos já poderão fazer campanha nas ruas e na internet.
O horário eleitoral no rádio e TV começa em 28 de agosto e termina em 1º de outubro. As cartas estão sendo colocadas na mesa. O jogo, ou, como querem alguns, o show, está prestes a se intensificar, pois ele já começou. A decisão quanto a aprovar ou desaprovar a performance desses artistas da política será dada pelo maior juiz de todos: o povo, que precisa olhar bem para tomar sua decisão, que, nunca é demais lembrar, vai definir os rumos do país, impactando a vida de todos nos próximos quatro anos.
Quem tem ouvidos, que ouça.

Notícias Relacionadas

Deixe um comentário